27-02-13

Oi Gente,

Que tal sabermos um pouco mais sobre a Alemanha? Cultura, cultura, cultura… Vai que alguém por ai esta interessado em fazer alguma viajem,  férias, intercâmbio, ou somente curiosidade por uma cultura diferente. Pois bem quero apresentar vocês a Ana Amalia, uma amiga lindíssima, que vai nos contar um pouquinho da sua experiência de vida nos arredores alemães.

neve
Ana Amalia

Um texto gostoso, que nos da dicas e principalmente uma visão, do que é a Alemanha. Saboreie 🙂 XX

Alemanha por Ana Amalia

Falando sobre a Alemanha, país  onde vivo  a quase 7 anos, e o qual já atravessei de norte a sul três vezes, me permito numa pincelada na memória, citar algumas constatações interessantes :

No Sudeste  do país, na Baviera (em alemão Bayern, em latim Bavária) é típico beber apfelzaft- suco de maçã, e refrigerante de maçã: o  felschorle, bebidas sem álcool.  A cerveja é  consumida em toda a  Alemanha, e é deliciosa.

Os alemães são bem preocupados com as questões ecológicas jogar lixo em lugar errado dá multa! Detestam desperdício de material, alimentos  ou tempo.

Nos supermercados para retirar  o carrinho para as compras, coloca -se uma moeda de 1 euro, só assim ele será liberado, e depois de usado deverá ser recolocado no lugar e sua moeda voltará para você. Nos postos  de combustível o próprio motorista  abastece, calibra os peneus e paga no
caixa eletrônico.

Nos aeroportos, estações de trem  e metrô, é importante saber  algumas palavras com  “eingang”(entrada)  e  “ausgang”  (saída). As  bicicletas são muito usadas como meio de locomoção, devem  ter placas e licença para circulação.

Castelos e beleza natural a Alemanha tem de sobra, o que mais me chamou atenção foi Newchwanstein, cuja réplica está na Disney.

Castelos na Alemanha
Castelos na Alemanha

Os  jardins ostentam um colorido fantástico e são rigorosamente cuidados. A gastronomia tem um sabor especial, a base de carne de porco, uma variedade de linguiças e salsichas para todos os gostos. Muita batata, em diversas modalidades!

O povo alemão é divertido e muito festeiro.  São gentis e procuram sempre se comunicar mesmo tendo de de buscar lá “no fundo do baú” o inglês que se perdeu no tempo de escola. Os mais jovens aceitam a língua inglesa como universal e a comunicação flui. A alemã se veste pensando no conforto. Ela usa e abusa de lenços e usa também as sandálias tipo papete com  meias – nada elegante!

Roupa Tipica Alemā
Roupa Tipica Alemā

A Alemanha possui quase 62% de vinhedos de uva do tipo Riesling do mundo! Os vinhedos são enormes áreas onde as plantas rigorosamente enfileiradas lembram um grande exército.

Nas autobahns, (auto-estrada) não há limite de velocidade. Os carros são bons e as estradas são construídas com 70cm a 1m de  concreto. Dirigir a 150 ou 160 km é normal. Se aventurar sem GPS é um risco pois há tantos entroncamentos, tantas estradas que  ligam-se que você pode se perder e atrasar sua viagem!!!  E não há pedágios!

Nunca arrisque  a perguntar para um alemão o que ele acha do seu visual quando estiver produzida para algum tipo de festa, você pode se surpreender com a resposta: ELES SĀO  FRANCOS DEMAIS!

Escrevendo consigo driblar a saudade que também sinto da minha casa nas proximidades de Bremen bem no norte da Alemanha, afinal lá …bem lá no fundo já me sinto um pouco alemã!

 

OBS: Primeiramente queria agradecer a Ana, querida, que nos presenteou dividindo o seu conhecimento e vivência, de uma forma tāo carinhosa. Obrigada, obrigada.. <3

.. E ai gente, deu vontade de viajar, de ver neve, castelos, e principalmente tomar “AQUELA” cervejinha, entre tantas outras coisas? Gostoso né?! Você tem mais coisas para contar? Perguntas? Sugestões? Este espaço é nosso! E ai, já pensou no Brasil sem pedágios? Bom de mais!

É isso por hoje gentem amada..

Beijuxxx

Sam

 

Alemanha por Ana Amalia – abrindo horizontes.

Deixe seu comentário e me ajude a divulgar no Facebook! Obrigada minha gente!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *